7.2.09

panhuasca

"Hoje o meu apreço pela vida cotidiana é profundo,
sinto que fiquei mais tolerante frente à ambigüidade;
a interdependência dos opostos se demonstra claramente,
os paradoxos tendem a se resolver em equilíbrio”.
Para quem busca conhecimento,
a característica mais importante é a honestidade.
Isto significa a coragem de olhar
para o que se apresenta no processo,
pela habilidade de admitir as suas falhas
quando se tornam aparentes
e pela determinação de mudar os seus comportamentos
em função do que se revela.
Na medida em que se consegue ver as coisas
de uma maneira não distorcida,
vendo claramente não apenas o seu passado
mais também a presunção e cegueira da sua própria cultura
e grupos de referencias.
Se faz necessário, além de tolerar a decepção e o sofrimento, superar sentimentos de desamparo.
Nem sempre é fácil ter de ver e aceitar
que não somos assim tão vítimas,
mas sim responsáveis pelas nossas vidas;
aceitar ser capaz,
reconhecer o seu potencial
e a responsabilidade que isso requer
implica coragem e determinação.
Podemos até recusar crer
que fazemos jus a muita beleza e alegria,
bem estar profundo, sem nada ter de pagar
além de ser o que já se é;
apenas sendo o que já somos.

Nenhum comentário:

Seguidores

quem sou eu?

Minha foto
as definições, as conceituações, me entram, como se diz, por um ouvido e saem pelo outro... sou.