18.7.09

contos e ilusões


desde que posso memorar, ler é algo mágico, para mim...

26 letrinhas e uma imensidão de probabilidades combinatórias, com ajuda dos sinais de pontuação e... lá se vão pessoas, mundos, sentimentos...

todo tipo de ilusão, que em verdade reflete nossas mais profundas (ou superficiais?) fantasias...

claro que estou falando de ficção...

mas existe algo que não o seja?

do pouco que já li, fui marcada por muitos autores...

quero falar de um que me acompanha desde os idos anos 80...

.neil gaiman.

para mim, um edgar alan poe contemporâneo...

comecei lendo sandman... incrível pesadelo!

hoje, do que já foi publicado dele por aqui, li e tenho quase tudo...

ontem começei a reler "fumaça e espelhos", uma coletânea de contos...


uma introdução


escrever é voar em sonhos.

quando você se lembra.quando pode.quando dá certo.

é muito fácil.


-caderno de notas do autor, fevereiro de 1992.



"é um truque com espelhos. trata-se de um clichê, não há dúvida, mas não deixa de ser verdade.

.........................................................................................................

(a fumaça borra o contorno das coisas)

histórias são, de um modo ou de outro, espelhos. nós as usamos para explicar como funciona ou não o mundo. tal qual espelhos, elas nos preparam para os dias que virão. afastam nossa atenção das coisas que se ocultam nas trevas.

a fantasia - e toda fantasia de uma espécie ou de outra - é um espelho. um espelho distorcido, não há dúvida, do tipo que oculta, posicionado a quarenta e cinco graus da realidade, mas ainda assim um espelho que podemos empregar para nos revelar coisas que de outra forma, não poderíamos ver"

Um comentário:

ni disse...

essa semana encontrei um blog que disponibiliza vários de seus livros para download, chama-se: psicoblogufpb.blogspot.com... bem, nada me tira o prazer do livro em minhas mãos, mas é interessante para ter acesso. fica a dica.
a imagem do gato acima é incrível... sempre criei gatos, sou louca por eles...
o neil gaiman também!

Seguidores

quem sou eu?

Minha foto
as definições, as conceituações, me entram, como se diz, por um ouvido e saem pelo outro... sou.